Só porque você lê a Bíblia e ora não significa que terá um relacionamento com Deus. Mas se não o fizer, não terá

quarta-feira, março 25, 2015



Toda vez que surge um debate sobre a vida devocional do cristão e a importância de passar tempo, dia após dia, com Deus em Sua Palavra e em oração, alguém pergunta: “Não é possível que a vida devocional se transforme em apenas outro sistema de salvação pelas obras?”
Quando perguntam se a vida devocional não poderia tornar-se outro sistema de obras, o que querem dizer com isso? Estão falando sobre ganhar ou merecer a salvação por dedicarem tempo demais à oração e estudo da Bíblia? Poderia ser um erro capital terminar buscando algum tipo de justiça por meio da vida devocional, em vez de justiça pela fé em Jesus.
Talvez devêssemos dizer aqui novamente que a justificação vem pela fé em Jesus Cristo somente. Ponto final! Nada que possamos fazer pode ganhar ou merecer nossa salvação.
Mas precisamos aceitar a salvação a fim de beneficiar-nos dela, ou o mundo inteiro, inclusive o diabo e seus anjos, seriam finalmente salvos. O sacrifício de Jesus foi suficiente; foi suficiente para a salvação do mundo inteiro. Mas nem todos o aceitarão.
Nem nossa salvação é aceita de uma vez por todas – tem que ser aceita diariamente. O propósito de ir a Cristo numa base diária é aceitar novamente Sua graça, poder e salvação. Ela inclui muito mais do que isso, como observaremos na Tese 95. Mas inclui uma contínua aceitação de salvação. Portanto, não é uma questão de mérito, é uma questão de método.
No entanto a pergunta – “Não é possível que a vida devocional seja somente outro sistema de obras?” – tem outra dimensão. E isso tem que ver quanto a se é fácil, espontânea e automática, ou se há obra envolvida. A vida devocional não é uma questão de obras, mas éobras! Esta distinção é importante.
Muitas coisas na vida cristã são dons. E você não trabalha por uma dádiva. Fé é dádiva, arrependimento é dádiva, vitória é dádiva e salvação é dádiva. Mas há uma coisa que não é dádiva. Deus nunca prometeu buscar a Si próprio por nós. Ele nunca prometeu aceitar a Si próprio por nós. Nunca prometeu familiarizar-Se com Ele próprio por nós.
Nem tudo na vida cristã é espontâneo. Às vezes, pode ser uma alegria buscar a Jesus para ter comunhão e companheirismo pessoal. Outras vezes isso pode exigir toda partícula de força de vontade e disciplina própria, de fibra e determinação que possuamos. Paulo chama a isso “combate da fé”. I Timóteo 6:12. Não cremos numa religião passiva. O homem tem uma parte a cumprir ao cooperar com Deus para sua recuperação, em operar sua própria salvação.
Que tragédia é que tantos cristãos tenham compreendido mal esta verdade! Temos despendido tempo interminável e enorme energia e força de vontade, tentando forçar-nos a fazer o que não podemos realizar e que Deus prometeu fazer por nós. E não temos feito aquilo que Ele nos convidou a fazer buscá-Lo. Temos esperado estar na “disposição mental”, esperado que a experiência devocional nos venha espontaneamente.
Se você já tentou passar tempo regular com Deus, sabe que isso pode ser tarefa difícil. Já se achou olhando ao relógio para ver quanto tempo ainda tem?  Já folheou as páginas seguintes daquele capítulo que está lendo para ver quantas páginas mais há? Já achou difícil orar? O que faz quando isso acontece?
Bem, uma coisa é certa – desistir não ajuda. Como disse alguém, “quando for duro orar, ore duramente”.
O Maior Discurso de Cristo, pág. 115, diz: “Quando sentimos que pecamos, e não nos é possível orar, é o momento de orar.” Assim, nos momentos em que achar a vida devocional uma subida íngreme, a coisa que não deve fazer é desistir.
Ler a Bíblia e orar não é garantia de vida e saúde espirituais. É possível fazer ambas as coisas e ainda manter o coração longe de Deus. Os fariseus o fizeram. E o mesmo pode ocorrer-lhe. Mas uma coisa é certa: Você não pode manter a vida espiritual se não buscar a Jesus mediante Sua Palavra e por meio da oração. Somente porque você come e respira não garante uma saudável vida física. Mas não seria saudável se não o fizesse.
Existem problemas em prosseguir na vida devocional? Certamente! Há problemas em prosseguir na vida física. O ar é poluído. Existem germes nos alimentos. Mas nenhum problema é tão grave que torne o comer ou o respirar opcionais. A vida espiritual pode prosseguir somente ao persistirmos em buscá-Lo

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images